Bebés e crianças com necessidades especiais

(Síndrome Down, Transtorno de Espectro Autista, Paralisia Cerebral e Crianças Adotadas)

Com ajuda especializada e cuidando do vínculo afetivo, o teu filho pode descansar melhor e desenvolver todas as suas potencialidades.

Tudo o que mais queremos é a felicidade e o bem-estar dos nossos filhos, mas nem sempre os nossos planos acontecem exatamente como gostaríamos, não é?

Talvez tenhas te encontrado com um diagnóstico inesperado durante a gravidez ou após o nascimento e sintas que tens muito com o que lidar.

Ou talvez passaste por um longo processo de adopção e te encontres na etapa de gerar um vínculo com o filho que chegou para integrar a tua família.

Seja qual for o teu caso, certamente está te a exigir uma profunda adaptação.

A maternidade já traz consigo muitas novidades, mas é ainda mais intenso ter que lidar com os cuidados especiais que o teu filho precisa.

Acredita que é normal que te sintas tão cansada.

Fazes tanto pelo teu filho, doas-te por inteiro e sem pausa, mesmo assim nunca parece ser o suficiente, não é?

Se ainda por cima não dormes bem, provavelmente sentes que não tens tempo para ti e muito menos para cuidar da tua relação de casal, já que o teu filho precisa constantemente de dedicação de ambos os pais, dia e noite.

Talvez fosse um pouco mais leve lidar com tudo isto se estivesses um pouco mais descansada, não é?

Queria dizer-te que não estás sozinha, e que a situação do sono do teu filho pode, sim, melhorar, com assistência especializada e em conjunto com os cuidados que já tens com ele.

Em muitos momentos podes estar a ver somente as limitações do teu filho, mas a verdade é que ele tem infinitas possibilidades!

Priorizando o vínculo de amor entre a família e também adequando a rotina para que tu possas descansar, todo o processo de cuidado nas várias etapas da vida da criança vai ser mais leve.

Talvez penses que com tantas coisas que teu filho precisa, o sono é o menor dos problemas. Mas sabe, mamã, não é bem assim.

Há muitas evidências científicas que falam das repercussões na qualidade do sono na saúde. E também sobre como ter um sono de qualidade pode trazer melhorias em quadros clínicos e também no equilíbrio psíquico de toda a família.

Se teu filho dorme melhor:

Vai estar mais tranquilo no cotidiano

Poderá desenvolver suas potencialidades da melhor maneira

Te sentirás mais descansada e forte

Poderás lidar melhor com a dedicação que ele precisa

Terás mais tempo para si e para cuidar da relação conjugal

Toda a família terá uma rotina mais harmoniosa, o que favorece o vínculo afetivo e dá segurança à criança.

Este acompanhamento é dedicado principalmente para mães e pais que tenham filhos que necessitam uma atenção especial:

Filhos adoptados

Este é o momento de fortalecer o vínculo com este filho que geraste no coração. 💓

Talvez ele tenha chegado com algumas bagagens e dores cujas causas são difíceis de conhecer, e por momentos isso te preocupa.

No entanto, mesmo sem poder atuar nessas causas, podes oferecer-lhe hoje amor e segurança, e criar um caminho novo.

Se o teu filho tem um comportamento agitado e dificuldades para dormir, o acompanhamento personalizado ajudará a criar bons hábitos de sono. Isto colabora com a adaptação à nova vida de família e permite que se estabeleçam vínculos afetivos mais saudáveis.

O passo a passo dá-se de forma gradual, a fim de evitar o stress excessivo para a criança e toda a família.

* Tudo é feito em consonância com o pediatra e o psicólogo que acompanham a criança.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Cada criança com TEA o manifesta de forma única, mas algo é comum a praticamente todas: o caminho até o diagnóstico é árduo.

Não surpreende que te sintas tão desgastada em todo esse processo.

Além disso, mais de 60% das crianças com TEA apresentam o Transtorno da Insônia (TI), que consiste na dificuldade em iniciar ou em consolidar o sono. Pode ser diagnosticado após o 6o mês de vida, quando a criança desenvolve a capacidade de dormir a noite inteira.

Segundo os especialistas, o TI e a privação de sono podem agravar sintomas comportamentais relacionados ao TEA, o que impacta a criança e toda a família.

Muitas vezes são crianças que choram muito e são difíceis de acalentar, outras conseguem dormir somente por períodos curtos, com despertares muito frequentes.

Tudo isto causa nos pais e cuidadores uma verdadeira exaustão.

Frente a isto, muitos relatam que:

  • a criança acaba por dormir na cama do casal
  • despertam se o filho emite qualquer ruído
  • fazem revezamento para observar a criança enquanto dorme
  • não conseguem dormir se o filho está em outro cômodo da casa
  • preocupam-se muito com o isolamento acústico para que nenhum estímulo externo atrapalhe o sono da criança.

Fica evidente que o sono se transforma em uma grande questão para essas famílias.

Uma notícia excelente é que estudos indicam que as intervenções comportamentais, de forma personalizada e por meio da educação parental, podem melhorar o sono em 82% dos casos de TI.

Síndrome de Down

Um cromossomo a mais e algumas noites de sono a menos, não é, mamã?

Estarás envolvida em leituras, exames, terapias e tratamentos que o teu filho precisa para desenvolver todas as suas potencialidades e por momentos isso talvez te gere ansiedade e preocupação.

O sono também é um ponto delicado para essas crianças, já que desde cedo podem apresentar problemas como:

  • apneia do sono (ronco intenso, pausas enquanto dorme etc.)
  • bruxismo
  • sonambulismo

Talvez te identifiques com algum deles.

Uma vez descartados ou tratados os fatores físicos que podem estar a causar estes problemas, o acompanhamento personalizado pode colaborar (e muito) com uma boa higiene do sono:

  • horários regulares
  • ambiente favorável
  • atenção especial com a alimentação, para que a criança consuma alimentos que favoreçam o sono.

Pequenos passos para grandes mudanças no cotidiano. Um ambiente favorável para fortalecer esse vínculo de amor que cresceu tanto desde que teu filho nasceu. A partir desse vínculo ele terá a segurança necessária para alçar seus próprios vôos!

Paralisia Cerebral

Cada filho é único e irrepetível, e a depender da complexidade do quadro do teu filho, estarás envolvida com muitos especialistas para dar a assistência que ele precisa.

Pode parecer que o sono não é um problema urgente como outros.

O acompanhamento personalizado neste caso trabalha em conjunto com os médicos e terapeutas que cuidam da criança, porque o sono é um aspecto que afecta toda a sua vida.

O objetivo é a melhoria da higiene do sono: hábitos, ambiente, rotina diurna e noturna e alimentação. Podem parecer mudanças simples, mas posso assegurar-te que passos graduais e orientados por um olhar profissional podem trazer grandes benefícios para teu filho e também para ti.

Todo o acompanhamento ocorre em um ambiente de afeto e priorizando o vínculo entre pais e filhos, que é, afinal, o que vai dar segurança para que teu filho alcance todas as suas potencialidades.

Acompanhamento do sono em crianças com necessidades especiais:

Pacote 1

  • Duração de 4 meses
  • 12 sessões de 45 minutos via zoom
  • Possibilidade de tirar as dúvidas
  • Material de apoio

Pacote 2

  • Duração de 3 meses
  • 8 sessões de 45 minutos via zoom
  • Possibilidade de tirar as dúvidas
  • Material de apoio

Imagino o quanto te sentes cansada por estar a fazer tanto pelo teu filho.

Com um acompanhamento profissional podes garantir um descanso restaurador para ele e para ti, para que assim possam estar ainda mais unidos e fortes.